No dia 19/10/2019 a FUNPEC completa 41 anos de sua criação. A Fundação Norte-Riograndense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC), Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi fundada em 19 de outubro de 1978 pelo então reitor Diógenes da Cunha Lima e, desde então, vem fazendo a gestão financeira de milhares de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, executados por pesquisadores da UFRN, em parceria com empresas, órgãos públicos e com outras instituições de pesquisa do Brasil e do exterior. Os resultados de grande parte dessas pesquisas foram transferidos para a sociedade, contribuindo para o crescimento do nosso estado.

Durante esses 41 anos a FUNPEC enfrentou e venceu vários desafios, se adequando às constantes mudanças na legislação que regula o funcionamento das Fundações e nas resoluções da UFRN, enfrentando as crises políticas e econômicas e as incertezas nos recursos para pesquisa e inovação, sempre trabalhando com responsabilidade, respeitando a legislação e, ao mesmo tempo, com a agilidade necessária para que os projetos atinjam as suas metas. A FUNPEC é constantemente fiscalizada pelos órgãos de controle, como TCU, GGU, MP, pela própria UFRN, além dos órgãos financiadores.

Muitos projetos gerenciados pela FUNPEC tem os seus resultados transferidos em benefício da sociedade, tais como: o projeto de monitoramento de combustíveis em postos da região, que contribui para um combustível de boa qualidade para o consumidor; os projetos de consultoria em gestão e contabilidade que beneficiam prefeituras no estado; os projetos na área de petróleo e gás, que tornaram a UFRN uma das instituições líderes em pesquisas nessa área no país com a construção de uma grande infraestrutura e formação de recursos humanos na área; os projetos na área de saúde, com grande impacto social para o diagnóstico e tratamento de doenças, além de melhorias na gestão de hospitais e do SUS; do Instituto de Física, que traz à Natal pesquisadores do mundo todo para discutir temas de ponta e que irão balizar novas tecnologias; do Instituto Metrópole Digital, uma estrutura invejável na área de Tecnologia da Informação, com empresas incubadas, projetos de Ensino e de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Na área cultural, a FUNPEC tem atuado em parceria com a Escola de Música, gerenciando vários projetos, como o da orquestra sinfônica da UFRN, tem contribuído com o museu Câmara Cascudo com a aquisição de acervo, entres outros.

Enfim, a FUNPEC, muitas vezes de forma silenciosa e sem alarde, está por trás de muitos benefícios oriundos de pesquisas da UFRN e que chegam à sociedade. É necessário que todos conheçam e valorizem esse trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + cinco =

CONTATO

  • Av. Senador Salgado Filho, 3000 - Campus Universitário, Lagoa Nova - Caixa Postal 1540 - CEP: 59078-970
  • Tel: +55 (84) 3092-9200
  • funpec@funpec.br
  • Horário de funcionamento: segunda à sexta das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
Copyright © 2020 – FUNPEC | Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura. Todos os direitos reservados. | AsTI