Covid-19: cartilha orienta sobre limpeza da casa

Dando prosseguimento ao conjunto de ações desenvolvidas para combater a disseminação da covid-19, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lançou uma cartilha com orientações sobre como fazer a limpeza da casa. O material é destinado ao público em geral e busca ajudar a escolher, preparar e lidar corretamente com produtos voltados para fazer a descontaminação do lar.  

A publicação foi produzida pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PGENF/UFRN) e pelo Departamento de Enfermagem (DENF/UFRN). Trata-se de uma iniciativa inserida dentro do contexto de combate à covid-19 e que visa a contribuir informando sobre medidas preventivas em relação ao novo coronavírus.  

Como ainda não há nenhum medicamento específico para tratamento da covid-19, nem vacina, a recomendação recai sobre a prevenção. Isso implica em manter uma rotina de autocuidado e também de higienização constante de objetos e áreas por onde o novo coronavírus possa se propagar. Assim, o uso de desinfetante, de água sanitária e de álcool funcionam como agentes de limpeza e combate externo ao vírus, quebrando a cápsula de gordura que o protege e levando à sua destruição. A cartilha ensina justamente como dosar e usar esses produtos de maneira a eliminar o transmissor da covid-19 do ambiente doméstico.

O documento está disponível para acesso no link

Fonte: Agecom/UFRN.