Farmácia Escola da UFRN mantém atendimento

Mesmo com a suspensão de muitas atividades no Campus Central da UFRN, em especial as aulas, a Farmácia Escola continua de portas abertas. Enquadrada como uma atividade essencial entre os estabelecimentos comerciais, ainda que em horário diferente e com pessoal reduzido, a farmácia mantém o seu funcionamento e atende à população no Centro de Convivência Djalma Marinho.

Os serviços de ambulatório foram suspensos, mas o atendimento permanece sob supervisão de farmacêutico durante todo o horário de funcionamento. Em relação a produtos diretamente ligados ao enfrentamento da Covid-19, a farmácia dispões de máscaras de proteção, álcool gel e kits que ajudam os clientes a prevenirem e evitarem a contaminação pelo coronavírus.

Além do atendimento no local, a farmácia oferece também entrega de produtos em localidades do campus, porém com um volume significativamente reduzido durante o período da pandemia. Segundo o gestor administrativo do projeto, o farmacêutico Ricardo Cauchioli, a queda no movimento dificulta a manutenção da farmácia, no entanto, ele ressalta que a ajuda da comunidade acadêmica pode ser fundamental.

“Temos trabalhado há um tempo com o delivery, dentro do campus, mas intensificando os esforços para sair dos muros da instituição também. Gostaríamos de contar com o apoio das pessoas que trabalham na universidade e de estudantes que moram na residência para prestigiar a farmácia nesse momento de dificuldade para todos”, explica Ricardo Cauchioli.

Função pedagógica

Destaque em reportagem da Agência de Notícia (Agecom/UFRN) publicada em novembro de 2018, a Farmácia Escola, além de um serviço importante à disposição de estudantes, servidores, professores e demais frequentadores do campus universitário, tem função essencial na formação de futuros profissionais da área farmacêutica.

Coordenador pedagógico do projeto, Júlio Mendes, professor do Departamento de Farmácia da UFRN, explica que se trata de um estabelecimento de saúde que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de drogaria e dispensação de medicamentos, constituindo-se um campo de estágio obrigatório. Segundo Júlio, o objetivo é a capacitação dos estudantes a fim de torná-los aptos a atuar no mercado profissional.

“Neste contexto, a Farmácia Escola da UFRN é um modelo exemplar de integração serviço e comunidade, atendendo a milhares de pessoas que transitam no Campus Universitário, sendo um local essencial para os estudantes desenvolverem e praticarem efetivamente a profissão farmacêutica e, ao mesmo tempo, prestarem serviços de qualidade para a sociedade”, comenta o professor.

Para conhecer os serviços e produtos oferecidos pela Farmácia Escola da UFRN, basta acessar o perfil @farmaciaescola no Instagram. Também é possível entrar em contato pelo telefone (84) 3342-2543 ou pelo WhatsApp. O atendimento físico durante o período de pandemia acontece das 8h às 17h.

Fonte: Agecom/UFRN.