
A história da FUNDAÇÃO NORTE-RIO-GRANDENSE DE PESQUISA E CULTURA – FUNPEC foi instituída em 19 de outubro de 1978, durante a administração do Reitor Prof. Diógenes da Cunha Lima, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria e com autonomia patrimonial, financeira e administrativa e com estatuto próprio.
Inicialmente, a Fundação teve como finalidade a promoção e o fomento às atividades de pesquisa, sendo uma intermediária entre a produção criativa do pesquisador, e o mundo externo, como financiadores e população.
Na primeira década de sua história a Fundação já contava com 62 (sessenta e dois) projetos vigentes e 38 (trinta e oito) acordos internos e onde apoiou a FAP – Fundo de Apoio à Pesquisa, criada pela UFRN na Época.
Com o crescimento dos Programas de Pós-Graduação e das bases de pesquisas da UFRN, a Funpec diversificou suas Áreas de atuação e, a partir de 2000 modificou-se, tornando-se mais moderna administrativamente e ampliando mais seus objetivos e sua missão.
No final da década de 90, ocorreu grande mudança na Fundação, onde seus funcionários, antes pertencentes à UFRN, foram alterados por contratados através de CLT para substituir todo o quadro funcional.
Em 2012, a Fundação aprovou nova alteração estatutária, para atender as exigências legais e adequar a nova realidade de crescimento da UFRN, pois como Fundação de apoio, sua principal função à seguir em paralelo com a Universidade, com novas formas de gerenciamento em projetos e ao mesmo tempo se adequando as exigências dos Órgãos de controle.
- Hoje a Fundação conta com aproximadamente 140 (cento e quarenta) projetos gerenciados por técnicos capacitados.
NEGÓCIO
Gestão de projetos em ensino, pesquisa e extensão e cultura no âmbito de instituições públicas e privadas.
MISSÃO
Intermediar a promoção do conhecimento científico, tecnológico e suas inovações por meio da excelência em gestão de projetos de pesquisa, ensino, extensão e cultura a fim de contribuir para o desenvolvimento tecnológico, científico e socioeconômico do Brasil.
VISÃO
Tornar-se referência no gerenciamento de projetos de pesquisa, ensino, extensão e cultura no Brasil por meio da inovação dos seus processos de gestão até 2023.
VALORES
- Ética
- Transparência
- Inovação
- Responsabilidade
socioambiental - Foco no resultado
- Sustentabilidade