FUNPEC doa materiais para produção de protetores faciais

A união e a solidariedades são grandes armas no combate ao coronavírus. Pensando nisso, a Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura – FUNPEC tem realizado algumas ações para ajudar a amenizar os efeitos da pandemia. Um grupo formado por professores do Departamento de Arquitetura da UFRN e uma start-up do Instituto Metrópole Digital receberam doações da FUNPEC e estão produzindo a todo vapor protetores faciais.

A equipe voluntária encabeçada pelos professores do Departamento de Arquitetura, Verner Monteiro e Hélio Takashi, reuniu cerca de 20 pessoas, entre professores, técnicos administrativos, familiares, entregadores e porteiros e começou a produzir por conta própria protetores faciais. A confecção começou no dia 31 de março e já foram feitas mais de 3 mil exemplares. O grupo projeta que mais de 100 instituições já foram atendidas. A FUNPEC tem uma participação importante nesta ação pois doou as chapas de acrílico, carretel de filamento e acetato, materiais usados neste tipo de equipamento de proteção individual (EPI).

Uma iniciativa também apoiada pela FUNPEC é o trabalho realizado pela start-up VOID 3D do Instituto Metrópole Digital. A Fundação doou materiais como  o carretel de filamento e acetato que vão proporcionar a produção de 1.800 protetores faciais. O trabalho começou há duas semanas e está a todo vapor com turnos que vão das 4h à 0h. A demanda de instituições que necessitam deste EPI é grande, por isso o apoio da FUNPEC é fundamental para suprir a carência no mercado.

“A FUNPEC sabe de sua importância e papel na sociedade. Somos uma instituição com mais de 40 anos, reconhecida pelo apoio à ciência, tecnologia e inovação. Neste momento de pandemia, estamos apoiando iniciativas inovadoras que contribuem com o combate ao COVID-19. Sabemos que neste momento a união e a solidariedade serão de grande importância para superar este momento”, disse o Diretor Geral da FUNPEC, Prof. André Maitelli.

Face Shield

A máscara de proteção facial reutilizável ou face shield é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) transparente capaz de proteger o profissional de saúde de gotículas que podem atingir o rosto. É um acessório complementar ao uso da máscara N95 e dos óculos, que, usados sozinhos, ainda deixam partes das bochechas, têmporas e testa expostas, facilitando a contaminação. É ajustável e pode ser reutilizada, bastando, para isso, a desinfecção com álcool 70%.

O trabalho dos grupos solidários pode ser acompanhado por meio do Instagram @vernermonteiro e @ccsufrn.