FUNPEC em parceria com MPT-RN proporciona compra de equipamentos ao IMT-UFRN

Uma parceria entre Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura e o Ministério Público do Trabalho do RN resultou em uma grande contribuição no combate ao coronavírus no estado. A FUNPEC gerencia recursos do MPT-RN destinados a investimentos no Instituto de Medicina Tropical da UFRN. A união das instituições proporcionou com grande agilidade a compra de equipamentos, insumos e EPIs de suma importância no trabalho do IMT.

Foram comprados centrífugas, cabines de segurança, kits extratores de DNA e RNA, sistema de ultra purificação e macas hospitalares, além de outros equipamentos e insumos que chegam a 1 milhão e meio de reais. Além disso, a FUNPEC com recursos próprios realizou o conserto e manutenção de equipamentos essenciais na agilidade do trabalho realizado pelo IMT.

“A FUNPEC utiliza a expertise em gerenciamento de recursos e compras para agilizar o processo de aquisição de equipamentos que estão sendo importantíssimos no trabalho desempenhado pelo Instituto de Medicina Tropical. O IMT tem desempenhado papel fundamental na realização de testes moleculares para detecção do Covid-19. A FUNPEC contribui com este trabalho primordial de combate ao coronavírus no RN”, afirma o Diretor Geral da FUNPEC, Prof. André Maitelli.

A diretora do IMT, médica Selma Jerônimo, chama atenção para a importância do esforço para acelerar o diagnóstico. Um paciente sem confirmação do novo coronavírus acaba ocupando leito no isolamento e ficando exposto ao risco de ser contaminado por quem realmente tem o vírus. “Esses equipamentos chegaram com uma rapidez nunca vista, estão sendo essenciais na agilidade dos testes. Podemos dizer que agora conseguimos diminuir em até quatro vezes o tempo de diagnóstico”, afirma Selma Jerônimo.