Há 42 anos apoiando a ciência, tecnologia e inovação

A história da FUNDAÇÃO NORTE-RIO-GRANDENSE DE PESQUISA E CULTURA – FUNPEC foi instituída em 19 de outubro de 1978, durante a administração do Reitor Prof. Diógenes da Cunha Lima, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria e com autonomia patrimonial, financeira e administrativa e com estatuto próprio.

Desde então, a FUNPEC tem desempenhado um importante papel no desenvolvimento da ciência no Rio Grande do Norte. A Fundação é o braço direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, apoiando os projetos de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, a FUNPEC apoia cerca de 140 projetos. Nos últimos 10 anos, movimentou cerca de meio bilhão de reais na administração e gerenciamento destes projetos.

A FUNPEC também tem um importante papel no apoio à cultura do Rio Grande do Norte. Recentemente, adquiriu um acervo de xilogravuras que, por pouco, não foi para uma universidade dos EUA. Todo o acervo foi doado para exposição no Museu Câmara Cascudo, da UFRN. Além disso, a Fundação apoia o museu em um projeto para aquisição de novos acervos, financiou a confecção da edição 99 da revista anual do Instituto Histórico e Geográfico do RN e também apoia a Orquestra Filarmônica UFRN.

A FUNPEC ao longos dos 42 anos tem desempenhado um importante papel não só para a ciência no estado, mas também para a economia do Rio Grande do Norte. Movimentando a geração de emprego, a cadeia produtiva e o comércio como um todo.

Este é a vocação da FUNPEC, promover o crescimento do estado por meio da ciência, tecnologia e inovação!