Maternidade Escola Januário Cicco completa 70 anos nesta quarta

No mês de fevereiro, a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) completa 70 anos de existência e de serviços prestados às mulheres do Rio Grande do Norte. Para celebrar a data, estão sendo programadas inúmeras atividades ao longo do ano, tendo como foco principal o ensino, a pesquisa, a assistência e a extensão, pilares que norteiam o avanço da instituição ao longo dos anos.

Antiga Maternidade de Natal, o casarão que hoje abriga a Maternidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), vinculada à rede hospitalar Ebserh, foi fundado em 19 de março de 1928. No entanto, foi ocupado como Quartel General e Hospital de Campanha ao Exército Brasileiro durante a II Guerra Mundial (1939-1945). A história da primeira Maternidade de Natal tem um nome idealizador: Januário Cicco – médico, escritor e humanista.

Sob a liderança de Januário e seus ideais de melhoria na saúde e na educação, após a II Guerra Mundial, o prédio foi devolvido e, depois de algumas reformas, a Maternidade de Natal foi inaugurada em 12 de fevereiro de 1950, quando a instituição recebeu o nome de Maternidade Januário Cicco, em homenagem ao seu idealizador e fundador.

Para comemorar o septuagenário aniversário da instituição, atividades diversas acontecerão ao longo do ano. Amanhã, dia do aniversário, será realizada uma missa, às 8h30, na MEJC, celebrada pelo arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Ainda na programação comemorativa, está sendo organizado um evento esportivo no segundo semestre, além de congresso científico, exposição fotográfica, vídeo institucional e mutirão de serviços de saúde.

“É um misto de sentimentos comemorar o aniversário de uma instituição histórica, de grande relevância e destaque no cenário da saúde potiguar, e poder fazer parte desta história e contribuir para o seu avanço”, afirma Luiz Murillo Lopes de Britto, superintendente da Maternidade.

Fonte: Ascom/MEJEC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + vinte =