As Universidades públicas brasileiras têm um papel importante na formação de profissionais de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, profissionais esses que têm contribuído de forma decisiva para o desenvolvimento das diversas regiões do país. É fato também que essas instituições concentram boa parte das pesquisas desenvolvidas no país e, nesse contexto, as Fundações de Apoio desempenham um importante papel, possibilitando o uso do capital humano e material das Universidades e Institutos de Pesquisa para o atendimento das necessidades da sociedade e do mercado, através da execução de projetos em diversas áreas do conhecimento. 

A FUNPEC faz a integração da UFRN com a sociedade, fazendo a gestão administrativa e financeira de recursos de projetos executados tecnicamente e por pesquisadores da UFRN e de outras instituições parceiras.

Esses recursos não são retirados do custeio da Universidade e utilizados sem critério. Pelo contrário, são recursos extras e captados para o cumprimento do plano de trabalho dos projetos aprovados pelos financiadores e muitas vezes solicitados por esses.

O fato de a FUNPEC gerenciar um grande volume de recursos de um número significativo de projetos é mérito da UFRN e da própria Fundação, pois reflete a competência dos pesquisadores da UFRN, do corpo de funcionários da FUNPEC e a confiança dos órgãos financiadores de que os projetos terão resultados e que os recursos serão utilizados corretamente, aplicados única e exclusivamente para o objeto dos projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − dois =