Reitores do RN assinam cooperação para implantar Infovia no estado

Os reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do RN assinaram na última sexta-feira, 28, o Acordo da Infovia Potiguar, que visa a implantação, manutenção e operação da rede de telecomunicações em diversas cidades potiguares. A assinatura do convênio ocorreu com a participação dos representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), no município potiguar de Mossoró.

O coordenador do Núcleo de Redes Avançadas, Sérgio Fialho, explicou que a ideia de unir forças entre as instituições públicas de ensino superior do RN surgiu do caso bem-sucedido do Giga Natal, que foi implantado em 2008. “É dentro das universidades onde existem equipes técnicas para dar esse apoio ou, no mínimo, onde você tem condições de capacitar”, opina.

Dessa forma, a proposta foi apresentada em um fórum de reitores há cerca de dois anos e os gestores hoje formalizaram o compromisso de executar o projeto, definindo os deveres e direitos de cada instituição participante. Ainda segundo Fialho, a primeira etapa do projeto vai englobar cidades convergentes para Natal, como João Câmara, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz, Pau dos Ferros, Mossoró, Assu e Ipanguaçu, com previsão de inaugurar os trechos iniciais ainda neste ano.

Para o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, a assinatura do acordo visa levar internet de qualidade, com o objetivo de fomentar a educação e a pesquisa científica nas instituições de ensino, bem como oferecer conexão para diversos órgãos estaduais e municipais das áreas da saúde, segurança, justiça, entre outras.

Além da assinatura do acordo, o Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do RN discutiu temas como a Política de Alfabetização do estado e o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX).

Infovia Potiguar

Desenvolvido por meio de parceria entre governo estadual e instituições públicas de ensino superior, a Infovia Potiguar fornece inicialmente 10 Gb, podendo ser expandida até 100 Gb, por meio do acordo entre a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), para interligação de universidades e centros de pesquisa em alta velocidade. 

Fonte: Ascom/Reitoria e Agecom/UFRN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + 17 =