UFRN cria comitê para monitorar medidas relativas ao coronavírus

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) criou o Comitê Covid-19, nesta quinta-feira, 12, para assessorar a gestão da instituição de ensino no acompanhamento das medidas relativas ao coronavírus, visando manter a segurança da comunidade universitária. Com seis integrantes, a primeira reunião do grupo acontece às 9h desta sexta-feira, 13, na Reitoria.
Com a finalidade de monitorar e atualizar sobre as recomendações das autoridades sanitárias, a comissão é presidida pelo vice-reitor Henio Miranda, e conta com as participações do responsável pela Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS), Benedito Baracho; do médico pneumologista, Renan dos Santos; do chefe do Departamento de Infectologia, Kleber Luz; da vice-diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT), Eliana do Nascimento; e do professor do Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Joselio de Araújo.
Coronavírus
O coronavírus é um vírus que causa infecções respiratórias e teve seu novo agente descoberto em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China, quando passou a ser denominado de Covid-19. Segundo o Ministério da Saúde, as investigações sobre as formas de transmissão da doença ainda estão em andamento. Contudo, neste momento, sabe-se que a disseminação ocorre de pessoa para pessoa pelo ar ou por contato com as secreções contaminadas (saliva, espirro, tosse, catarro). Os principais sintomas são semelhantes a um resfriado, podendo causar infecção do trato respiratório, como as pneumonias – febre, tosse, dificuldade para respirar.
A prevenção é baseada em cuidados básicos como: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabonete ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; evitar contato próximo com pessoas doentes; ficar em casa quando estiver doente; cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo; e limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Para outras informações sobre o Convid-19, baixe o aplicativo (app) oficial do Ministério da Saúde no seu dispositivo móvel (smartphone), Coronavírus – SUS, ou acesse o site do Ministério da Saúde.
Fonte: Ascom/Reitoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 2 =