UFRN e Governo do RN assinam acordo de transferência de tecnologia

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Governo do Estado do Rio Grande do Norte assinaram, na manhã desta terça-feira, 28, um acordo institucional para a implantação do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac) na gestão estadual. Com as participações do reitor José Daniel Diniz Melo e da governadora Fátima Bezerra, além de representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a solenidade de assinatura de cooperação permite a transferência da tecnologia criada pela UFRN para uso em órgãos da administração pública.

O reitor da UFRN, Daniel Diniz, explicou que a criação dos SIGs surgiu como uma necessidade da própria instituição e a implantação do sistema na gestão estadual ocorrerá de forma conjunta entre a UFRN, o IFRN e a UERN. “É com alegria que estou aqui com as outras instituições públicas de ensino superior do estado para trazer mais uma ação em benefício da população, o que reforça nosso compromisso e nossa responsabilidade com o desenvolvimento da sociedade”.

A governadora do RN, professora Fátima Bezerra, agradeceu as instituições de ensino pelo apoio ao desenvolvimento do estado. Na perspectiva da gestora, a assinatura do convênio vai modernizar a gestão para torná-la mais eficiente, transparente e com melhor controle dos recursos públicos. Com a mesma expectativa, para a secretária de Administração do RN, Virgínia Ferreira, a assinatura do convênio vai trazer um ganho enorme para a gestão de pessoas do estado do RN, no âmbito das capacitações; e para o controlador-geral do RN, Pedro Lopes, haverá um salto de 30 anos em administração pública ao implantar o Sipac, por otimizar o controle dos bens públicos e reduzir desperdícios e fraudes.

SIG

Sobre as plataformas SIG-UFRN, as cooperações consistem na transferência de tecnologia da UFRN para instituições cooperadas, permitindo a capacitação para implantar os sistemas e promover a informatização dos processos de trabalho nas áreas administrativas (SIPAC), de Recursos Humanos (SIGRH) ou Acadêmica (SIGAA).

Diversas instituições do Brasil possuem cooperação com a UFRN para uso dos SIG, como a Polícia Federal, a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), a Controladoria Geral da União (CGU), os Ministérios da Justiça e do Planejamento, além de várias instituições de ensino, como a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade Federal do ABC (UFABC), entre outras.

Fonte: Agecom/UFRN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + 16 =