Universidade e CGU assinam acordo que facilita acesso a dados públicos

Com o intuito de melhorar o acesso à informação sobre dados do poder executivo federal, o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, e o superintendente da Controladoria–Geral da União (CGU-RN), Marcelo Borges de Sousa, assinaram acordo de cooperação na tarde dessa quinta-feira, 27. O ouvidor da UFRN, Elias Jacob de Menezes Neto, participou da assinatura e explicou que o objetivo é implantar soluções tecnológicas criadas pela instituição de ensino em outras ouvidorias do país.

Com base no compartilhamento de dados que a CGU tem sobre todas as ouvidorias do poder executivo federal, o intuito é aplicar em todo Brasil as soluções de inteligência artificial utilizadas pela UFRN. Do ponto de vista prático, essas ferramentas significam um atendimento mais rápido para as manifestações da população e permitem respostas mais qualificadas, além da desburocratização do processo.

O ouvidor da UFRN, Elias Jacob, explica que atualmente o cidadão necessita ter conhecimento sobre o Decreto n°9492, que trata sobre as manifestações nas ouvidorias do governo federal, tendo que escolher se quer fazer uma denúncia, reclamação, solicitação, sugestão, elogio ou um pedido de acesso à informação ou de simplificação. “Hoje o cidadão precisa escolher nessa ampla gama a opção correta. Contudo, com o sistema criado pela UFRN, um robô detecta a solicitação do cidadão somente tendo como base o que foi escrito, isso tira uma camada de complexidade e agiliza o processo”, explica o professor.

Para o reitor Daniel Diniz, é papel da UFRN incentivar a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração federal, bem como melhorar os mecanismos de acesso aos dados públicos, fato que pode ser concretizado com a assinatura do contrato. Na mesma perspectiva, o superintendente da CGU-RN, Marcelo de Sousa, ressaltou a importância da universidade para o avanço das ferramentas de transparência.

Ouvidoria da UFRN

A Ouvidoria da UFRN foi instalada em 20 de outubro de 1999 para ofertar um canal de participação democrática às comunidades universitária e externa. A unidade visa auxiliar no diálogo entre o cidadão e a Administração Pública, e tem por objetivo garantir aos usuários da UFRN o direito à adequada prestação de serviços, com base no exercício da cidadania para contínua melhoria da instituição de ensino.

Fonte: Ascom/Reitoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 13 =