Universidade e Estado discutem ações do Parque Tecnológico Augusto Severo

Governo e UFRN se reunem para discutir estratégias de desenvolvimento do Parque Tecnológio Augusto Severo. Foto: Anastácia Vaz

Com o intuito de propor parceria no Rio Grande do Norte por meio do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, e a governadora do RN, Fátima Bezerra, se reuniram com o diretor do Centro de Desenvolvimento de Matérias Funcionais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Elson Longo, e a empresária Valéria Longo, na manhã desta terça-feira, 28, na Governadoria.

Como o Governo do RN é parceiro da UFRN na implantação do PAX, o reitor Daniel Diniz explicou que a visita do professor Elson Longo, referência nacional na área da química, e da pesquisadora e empresária Valéria Longo tem o intuito de propor parcerias público-privadas na área dos cosméticos, tomando como início o levantamento dos potenciais locais para o campo de produção.

O professor Elson Longo contou que ficou surpreso com a infraestrutura do PAX. “Visitei vários parques tecnológicos e a infraestrutura que vi aqui não fica atrás a de nenhum parque do exterior”. O docente citou ainda que enxerga diversas possibilidades de fomento ao setor produtivo, especialmente nos campos da cerâmica, da energia e da cosmetologia. Já Valéria Longo disse que “ficamos encantados com o parque e há potencial gigante de agregar valor ao estado”.

A governadora Fátima Bezerra reforçou a importância de parcerias com as instituições públicas de ensino superior para o desenvolvimento socioeconômico, por meio da ciência e tecnologia, e colocou a gestão estadual à disposição para que o projeto do PAX siga caminhando.

PAX

O Parque Científico e Tecnológico tem ações planejadas, principalmente, nas áreas da energia, tecnologia da informação e reabilitação em saúde, com oferta de espaços para as entidades apoiadoras. Localizado no município potiguar de Macaíba, o PAX vem mantendo parceria com instituições da gestão estadual e municipal da região metropolitana de Natal, além de órgãos do setor privado como a Federação das Indústrias do Estado do RN (Fiern), Sistema Fecomérico do RN, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outras entidades.

Fonte: Ascom/Reitoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − oito =