A Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec) realizou, nesta terça-feira (13), o evento de pré-lançamento do Programa Funpec Sebrae de Inovação Aberta. A solenidade aconteceu no Salão de Evento do Sebrae e contou com as presenças do Diretor Geral da Funpec, Prof. Aldo Dantas, o Superintendente do Sebrae/RN, Zeca Melo, o pró-reitor de Planejamento da UFRN, Luiz Alessandro Pinheiro, além de empresários, representantes do setor privado e parques tecnológicos.
O Programa Funpec Sebrae de Inovação Aberta tem o objetivo de conectar empresas, startups e instituições para o desenvolvimento de soluções que atendam às necessidades do mercado. A meta é gerar negócios e estimular a cultura de inovação aberta no Rio Grande do Norte. O programa visa estimular, conectar e monitorar a implementação de projetos, ações, negócios, políticas públicas e outras iniciativas que atendam cinco temáticas, com ênfase em negócios e cooperação, no sentido de captar desafios propostos pelas empresas participantes e estimulando a solução através da cooperação dos atores do ecossistema.
O programa foi apresentado ao público por Michelli Trigueiro, Analista da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae/RN. O evento oficial de lançamento do Programa Funpec Sebrae de Inovação Aberta será realizado durante o GO! RN 2024, nos dias 20 e 21 de setembro deste ano, no Centro de Convenções de Natal.
Para o diretor da Funpec, Prof. Aldo Dantas, estes são apenas os primeiros passos de um longo e vitorioso caminho de parceria entre a Fundação, UFRN, Sebrae RN e o setor privado, “o ambiente da inovação nos permite pensar grande. A Funpec assume este papel de intermediar todo o potencial de conhecimento técnico presente na academia e colocar à disposição para sociedade potiguar por meio de projetos”. Disse.
De acordo com Luiz Alessandro, pró-reitor de Planejamento da UFRN, a ação tem o potencial de gerar impactos positivos para uma ampla rede de pessoas, a partir da conexão entre academia e empresas. “Educação e empreendedorismo estão ligados pela inovação, que serve como motor para emancipação das pessoas”, afirmou o pró-reitor.
O superintendente do Sebrae, José Ferreira de Melo Neto, reforçou que a inovação é um compromisso inegociável com o Rio Grande do Norte. “O programa Funpec Sebrae de Inovação Aberta vai promover um ambiente favorável à inovação para o desenvolvimento regional. Com o programa estamos criando uma ponte, fortalecendo laços entre o saber acadêmico, o mercado e as necessidades reais dos negócios. Promover a inovação colaborativa não apenas ajuda a resolver desafios empresariais, mas também contribui para o desenvolvimento socioeconômico”, comentou.
Foto: Moraes Neto.