Funpec realiza evento internacional com foco no desenvolvimento científico do RN

Autor: ASCOM FUNPEC
Data da postagem: 01/11/2024

Funpec realiza evento internacional com foco no desenvolvimento científico do RN

Autor: ASCOM FUNPEC
Data da postagem: 01/11/2024

A Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec) promove nos dias 06, 07 e 08 de novembro o I Colóquio Bracef, um evento internacional sobre parcerias internacionais entre o Brasil, o Canadá e a Europa. O objetivo é destacar a importância das relações internacionais para o desenvolvimento científico do Rio Grande do Norte. O encontro será realizado em diversos lugares da UFRN. A abertura ocorrerá no Auditório da Reitoria, no dia 06 de novembro, às 18h30.

A partir deste evento, a rede Bracef ficará sediada no RN, será dirigida pelo professor Raimundo Nonato Júnior (UFRN), e terá ampla capilaridade para atrair desenvolvimento em ciência e tecnologia para o estado, em parceria com os diversos países, internacionalizando o conhecimento e a inovação na região Nordeste.

O organizador do evento, prof. Nonato Júnior, afirma que, “a conexão entre saberes, tecnologias e metodologias que já existem nos diferentes países, ganham mais potência ao serem colocados em relação, permitindo soluções e estratégias de desenvolvimento científico que estejam integradas, capazes de permitir ideias inteligentes de cooperação entre os povos. Fato que fortalece tanto o potencial de desenvolvimento, quanto a democratização do acesso ao conhecimento, além da circulação em diferentes escalas no Brasil e no Mundo”.

Prof. Nonato Júnior é o organizador do I Colóquio Bracef

A abertura do evento será conduzida pelo Diretor Geral da Funpec prof. Aldo Dantas, destacando a importância destes momentos de disseminação científica para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação para o estado. Também no primeiro dia de evento, os pesquisadores Laurent Vidal (Université de la Rochelle), François Weigel (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e a pesquisadora canadense Rosana Barbosa (Saint Mary’s University) apresentam resultados de parcerias entre o Brasil, o Canadá e o mundo francófono.

Nos dias seguintes, o evento apresenta uma grande série de sessões de debates internacionais. No dia 07 de novembro, às 8h30, no auditório da BCZM, uma das sessões trata da Diplomacia Científica, com presença do historiador Yves Frenette da Université Saint-Boniface (Canadá) que trata da francofonia na América do Norte, do prof. João Dias da UFRN (Guiné Bissau e Brasil) que trata da francofonia na África, em parceria com o Brasil e a Europa, além da professora Julie Cavignac da UFRN (França e Brasil), que trata das representações de franceses no exterior. Nesta mesma data, às 14h30, no Auditório do Centro de Educação, a discussão vai tratar sobre a presença da imigração suíça e francesa no Brasil.

No dia 08 de novembro, às 8h30, no auditório do Departamento de Geografia, uma das sessões trata da cooperação Brasil-França, com a presença do geógrafo Hervé Théry (França) em parceria com colegas da UFRN e da Associação de Pesquisadores na França (APEB). A programação ainda conta com reflexões sobre o Planejamento Espacial Marinho em diferentes contextos mundiais, sobre a Literatura de língua francesa no Québec e no Brasil, Migrações internacionais para o Brasil, sobre o Ensino de língua francesa ou estudos culturais em diferentes contextos (Brasil, Guiana Francesa, Europa e América do Norte).

A programação completa do evento pode ser acompanhada no site www.bracef.com.br e nas redes sociais como no perfil do Instagram @bracef2024.

Gostou do conteúdo?! Compartilhe!