Nos dias 08 e 10 de outubro, colaboradores e direção da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec) participaram do curso “Inteligência Artificial Aplicada ao Cotidiano Institucional”, que foi realizado no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) e ministrado pelo professor Cephas Barreto, Doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Durante dois dias de formação, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre o uso prático da Inteligência Artificial (IA) em processos administrativos e estratégicos, explorando ferramentas e soluções que podem otimizar a rotina institucional e aprimorar a tomada de decisões.
A iniciativa integra o compromisso da Funpec com a inovação, capacitação continuada e a modernização da gestão, reforçando o papel da fundação como agente de desenvolvimento científico e tecnológico no Rio Grande do Norte.
Segundo o professor Cephas Barreto, o curso buscou “aproximar os profissionais do universo da IA, mostrando que essa tecnologia pode — e deve — ser aplicada no dia a dia das instituições, tornando-as mais eficientes, seguras e sustentáveis”.
Para a Diretor-Presidente da Funpec, prof. Aldo Dantas, “a experiência representou um avanço no fortalecimento das competências digitais da nossa equipe e no alinhamento com as tendências que estão moldando o futuro das organizações públicas e de pesquisa”, afirmou.