As denúncias da presença de imagens de abuso e exploração sexual infantil na internet bateram recorde em 2023 – resultado é o maior da série histórica, iniciada em 2006. Foram 71.867 queixas no ano passado, número 28% superior ao recorde anterior, registrado em 2008 (56.115 denúncias). Em relação a 2022, houve alta de 77,1%. Os dados são da organização não governamental (ONG) Safernet.
Com o objetivo de obter diagnósticos e um plano de ação para combater este avanço também no Brasil, foi firmado um acordo para a realização de um projeto com abrangência nacional entre a Funpec, o Observatório da População Infanto-Juvenil em Contextos de Violência/UFRN, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento(PNUD). A iniciativa denominada “Diagnóstico da Violência Sexual Online contra Crianças e Adolescentes” visa fortalecer o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes (Planevca).
Deste modo, a ação ganha um status superior a um projeto de pesquisa, tendo em vista que os resultados irão viabilizar ações de engajamento e capacitação na temática em todo país.