A Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec) e a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, assinaram na manhã desta terça-feira (10), na sede da Fundação, um convênio que vai permitir atendimentos gratuitos a pacientes regulados pelo município, no Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Funpics), da Funpec. A previsão é que o espaço seja inaugurado no 2º semestre deste ano.
O Ambulatório vai ofertar cerca de 120 atendimentos gratuitos à população por mês, dentro da atenção primária à saúde, o que inclui as práticas integrativas e complementares que foram instituídas pelo SUS, dentre elas estão: acupuntura, auriculoterapia, ventosaterapia, reflexoterapia, moxabustão e reiki.
De acordo com o Diretor-Presidente da Funpec, prof. Aldo Dantas, o ambulatório de práticas integrativas em saúde faz parte de uma das missões da Fundação que é promover o desenvolvimento do nosso estado, “este é apenas um de nossos vários projetos que chegam à população do RN. Vamos iniciar com seis práticas integrativas, com atendimento totalmente gratuito à população, mas a ideia é que novas práticas sejam incorporadas e até já podemos prospectar uma nova unidade, que seria na zona norte de Natal”, disse.
Segundo o Secretário de Saúde de Natal, Geraldo Pinho, a capital potiguar terá em breve um espaço bem estruturado para realizar tratamentos terapêuticos, “a secretaria já possui um serviço semelhante, mas apenas para servidores. Mas a partir de agora essas práticas serão ofertadas a toda capital potiguar, trazendo maior qualidade de vida à população. Acredito que esta seja apenas a primeira de muitas parcerias entre o município, a Funpec e a UFRN”, afirmou.
A implantação do Ambulatório de Práticas Integrativas Complementares em Saúde da Funpec se dá em consonância com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), do Ministério da Saúde, que prevê a disseminação de terapias que favoreçam o autocuidado, o uso de recursos naturais, bem como promovam o acesso de toda população a tecnologias de cuidado seguras e eficazes.