Por Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da Funpec (Ascom/Funpec)
Representantes da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec) e da Liga Contra o Câncer reuniram-se com gestores da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN), na tarde desta quinta-feira (05), para tratar de uma cooperação técnico-científica voltada à assistência oncológica no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa busca estabelecer um novo olhar para a prevenção e o cuidado com os casos de câncer no estado.
Como ponto central da parceria, pesquisadores da Funpec e especialistas da Liga estão desenvolvendo estudos na área de Inteligência Territorial em Oncologia que apontam para a integração da atenção primária, da gestão pública e da pesquisa científica. A secretária adjunta de Saúde do RN, Leidiane Queiroz, destacou a relevância de somar forças com as instituições: “é muito gratificante poder contar com excelentes parceiros, como a UFRN, por meio da Funpec, e a Liga, que é a nossa maior entidade assistencial, de pesquisa e de inovação relacionada à oncologia.”

O diretor de Ensino e Pesquisa da Liga, Edilmar Moura, enfatizou o impacto estratégico da cooperação para a saúde pública potiguar e brasileira: “tenho certeza de que a junção dessas três entidades vai, no futuro, mudar o painel do Brasil, saindo de um cenário de doença localmente avançada, de maior custo e complexidade de tratamento, para o de uma doença evitável ou diagnosticada na fase inicial, com muito mais chances de cura.”
Para o diretor-presidente da Funpec, Aldo Dantas, a união fortalece a missão institucional da fundação na entrega de soluções para a comunidade: “sem dúvida nenhuma, esta reunião entre Sesap, Liga e Universidade nos permite somar conhecimentos para impactar efetivamente a sociedade em um setor premente e prioritário para a população, que é a oncologia.”