Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação da Funpec (Ascom/Funpec)
“Participar de um evento como este é contribuir diretamente para a construção de projetos mais sólidos, seguros e sustentáveis.” A declaração é do diretor financeiro da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), Jorge Medeiros, que está em Recife/PE para o II Encontro Nacional do Colégio de Contadores do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES). O evento, realizado nos dias 30 e 31 de julho de 2026 no Radisson Hotel, é organizado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade/UFPE).
Ao compartilhar as expectativas para os debates que ocorrerão em solo pernambucano, Medeiros afirmou: “em um cenário de constantes transformações, marcado pelos impactos da Reforma Tributária, a contabilidade assume um papel cada vez mais estratégico na governança, no compliance e na gestão de riscos; buscamos fortalecer nossa atuação institucional por meio da troca de experiências, aprendizado contínuo e networking de qualidade; inovar, evoluir, conectar e transformar: esse é o caminho.”
Para o diretor-presidente da Funpec, Aldo Dantas, o evento ocorre em um momento decisivo para o planejamento das instituições. “A Reforma Tributária preserva a imunidade do IBS e da CBS para entidades públicas e sem fins lucrativos nos setores de educação e assistência social; trata-se de uma garantia importante, mas que exige gestão rigorosa, já que o benefício alcança apenas as operações alinhadas aos objetivos essenciais dessas organizações”, destacou, ao relatar seu interesse pelas discussões.
O encontro reúne cerca de 200 participantes, entre gestores, contadores e auditores, para discutir os rumos administrativos e contábeis das fundações de apoio no país. Além do diretor-presidente e do diretor financeiro, a comitiva da Funpec é composta pela coordenadora de Contabilidade, Jennyff Albano; pelas contadoras Giulia Queiroz e Iamanda Garbert; pela controller Renata Brito e pelo consultor de PD&I, Raphael Rodrigues.
A programação abrange debates cruciais sobre as diretrizes de auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria-Geral da União (CGU), os impactos da Reforma Tributária para as fundações de apoio e o controle de patrimônio em projetos de pesquisa. O evento destaca ainda a inovação e a gestão de pessoas, abordando o uso de inteligência artificial, automação e soft skills para posicionar a contabilidade como aliada estratégica da administração.