Com o compromisso de fortalecer a atuação das Fundações de Apoio em todo o país, a Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec) marca presença no 8º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES), que começou na noite da última quarta-feira (15) e segue até sexta-feira (17), em Brasília. O evento reúne mais de 500 participantes de diversas regiões do Brasil, entre dirigentes, gestores e representantes de órgãos públicos e instituições de ensino e pesquisa.
A Funpec levou uma comitiva composta por oito colaboradores, representando diferentes setores da Fundação, que participam da programação composta por painéis, fóruns e debates voltados ao futuro da pesquisa, da ciência e da inovação no país.
Durante a cerimônia de abertura, a Vice-Presidente do CONFIES, Sandramara Matias Chaves, apresentou a agenda prioritária das Fundações de Apoio para 2026, destacando temas como a transparência na gestão de emendas parlamentares, o diálogo com órgãos de controle e a modernização da Lei nº 8.958/94, que rege o funcionamento das Fundações. Ela ressaltou ainda que “as nossas Fundações continuam sendo a ponte entre as universidades e a sociedade, viabilizando a gestão de mais de 30 mil projetos de pesquisa e inovação por ano e movimentando mais de R$ 20 bilhões em recursos financeiros”.

Representando a Funpec, o Diretor-Presidente, professor Aldo Dantas, destacou a importância do encontro como espaço de integração e fortalecimento do sistema nacional de fomento à ciência. “Participar do Congresso do Confies é reafirmar o papel essencial das Fundações de Apoio na consolidação de uma política científica sólida e comprometida com o desenvolvimento do país. A FUNPEC segue empenhada em promover uma gestão eficiente, transparente e voltada à inovação, fortalecendo o vínculo entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a sociedade”, afirmou o professor.
A programação do Congresso segue até esta sexta-feira, 17 de outubro, no Parlamundi, em Brasília, reunindo representantes de mais de 100 Fundações de Apoio às Instituições Federais de Ensino Superior, Institutos Federais e Instituições de Ciência e Tecnologia de todo o Brasil. O evento consolida-se como um dos mais importantes espaços de articulação e diálogo sobre os desafios e avanços da pesquisa e da inovação no país.