A Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura – FUNPEC foi instituída em 19 de outubro de 1978 tendo como Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte o Prof. Diógenes da Cunha Lima.
Sendo uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria e com autonomia patrimonial, financeira e administrativa e com estatuto próprio, a Fundação teve por finalidade inicial a promoção e o fomento às atividades de pesquisa, sendo uma intermediária entre a produção criativa do pesquisador da UFRN e as entidades públicas e empresas privadas da sociedade norte-rio-grandense.
No final da década de 90, a Fundação mudou, e os funcionários, antes pertencentes à UFRN, foram substituídos por contratados via CLT, dando um aspecto de profissionalização e modernidade à Fundação em termos de gestão.
Em 2012, a Fundação aprovou nova alteração estatutária, para atender as exigências legais e se adequar à nova realidade de crescimento da UFRN, pois como Fundação de apoio ela deveria se modernizar, em paralelo com a Universidade, com novas formas de gerenciamento em projetos e ao mesmo tempo se adequando às exigências dos Órgãos de controle internos e externos.
Em 2020, a FUNPEC realizou seu planejamento estratégico e, pautada por Valores como: Ética; Transparência; Inovação; Responsabilidade Sócio Ambiental; Foco no Resultado e Sustentabilidade.
A sua Missão estabelecida foi de “Intermediar a promoção do conhecimento científico, tecnológico e suas inovações por meio da excelência em gestão de projetos de pesquisa, ensino, extensão e cultura a fim de contribuir para o desenvolvimento tecnológico, científico e socioeconômico do Brasil”.
Tendo como visão “Tornar-se referência no gerenciamento de projetos de pesquisa, ensino, extensão e cultura no Brasil por meio da inovação dos seus processos de gestão até 2023”.
A Fundação conta, atualmente, em seus quadros com uma equipe de 76 funcionários e 4 jovens aprendizes, atuando em sua sede para gerir mais de 200 projetos de ensino, pesquisa, extensão, inovação e desenvolvimento institucional, cumprindo o seu papel, e colaborando em parceria com a UFRN para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Norte.