O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) vem acompanhando a execução do projeto “Qualifica RN”, que recebeu cerca de R$ 247,5 mil, provenientes da atuação do órgão estadual. A iniciativa que é gerenciada pela Funpec e coordenada pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), busca qualificar trabalhadores potiguares na área de tecnologia digital. Na última quinta-feira (18), o procurador-chefe do MPT-RN, Gleydson Gadelha, recebeu o grupo coordenador do projeto para uma avaliação parcial das metas alcançadas.
Foram planejados seis cursos presenciais. O curso de letramento digital foi executado no período de 7 de outubro a 11 de novembro de 2024. O curso de criação de documentos de texto foi ofertado na aconteceu no período de 10 de março até 9 de abril de 2025. Os cursos de criação de planilhas eletrônicas e redes sociais tiveram seu início no dia 14 de abril de 2025. Os cursos de edição de imagens e vendas pela internet serão ofertados no Instituto Metrópole Digital, da UFRN, no período de maio a julho de 2025.
A coordenadora do projeto, Profa. Dra. Isabel Dillmann Nunes, destaca o andamento das atividades em relatório parcial apresentado: “O Qualifica RN tem o propósito de qualificar pessoas do estado do Rio Grande do Norte por meio da parceria entre Instituto Metrópole Digital da UFRN, Funpec, SETHAS, SINE e Ministério Público do Trabalho. O projeto possui impactos que estão sendo percebidos com as primeiras turmas presenciais, como também com o que está sendo desenvolvido”.
Participaram da reunião a secretária da Sethas, Iris Maria de Oliveira; o subsecretário do Trabalho e emprego do RN, George Ramalho; o coordenador do Trabalho e Emprego, Eduardo Barbosa, a subcoordenadora de qualificação profissional – Sine, Itala Ferreira; e a técnica do Observatório do Trabalho e Políticas Sociais – DIEESE, Melayne Macedo.
Fonte: Assecom/MPTRN
Foto: Assecom/MPTRN