(84) 99133-4383

  • Área do Coordenador
  • Portal da Transparência
  • LAI/LGPD
  • CIPA
  • Ouvidoria
logo
  • Funpec
    • Quem Somos
    • Histórico
    • Estrutura
    • Quem é quem
    • Nossos Parceiros
    • Notícias
  • Inovação
  • Compliance
  • Serviços
    • Gestão de Projetos
    • Compras
    • APOIO EVENTUAL
    • Sebito (Cursos e Eventos)
    • QuarkEvents (Cursos e Eventos)
  • Processos Seletivos
    • Novos
    • Em Andamento
    • Encerrados
    • Bolsistas
  • Contatos
    • Fale Conosco
    • Sala de Imprensa
    • FAQ
  • Portal da Transparência
  • LAI/LGPD
  • CIPA
  • Ouvidoria

PEM Nordeste inicia Mapeamento Participativo do Mar em Porto Seguro/BA

Autor: Bruno
Data da postagem: 17/03/2026
PEM Nordeste inicia Mapeamento Participativo do Mar em Porto Seguro/BA

PEM Nordeste inicia Mapeamento Participativo do Mar em Porto Seguro/BA

Autor: Bruno
Data da postagem: 17/03/2026

Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação da Funpec (Ascom/Funpec)

O Planejamento Espacial Marinho do Nordeste (PEM Nordeste) deu início, nesta segunda-feira, 16 de março de 2026, ao “Mapeamento Participativo do Mar”. A ação inaugural ocorreu no Campus do Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Porto Seguro, e marca o começo de um processo que se estenderá por oito estados da região Nordeste. O principal objetivo dessa iniciativa é reunir e sistematizar o conhecimento detido pelos Povos e Comunidades Tradicionais sobre as suas formas de ocupação e uso dos territórios marinhos e costeiros.

O mapeamento abrange, de forma participativa, atividades fundamentais para essas comunidades, como a pesca artesanal e a mariscagem. De acordo com os organizadores, a programação em Porto Seguro contou com uma expressiva participação, reunindo cerca de 60 pescadores e marisqueiras. Além dos integrantes das comunidades, estiveram presentes representantes da Marinha do Brasil, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, da Procuradoria-Geral do Estado, secretários municipais, gestores de Unidades de Conservação e os coordenadores regionais do PEM Nordeste.

Participantes da Oficina de Mapeamento Participativo do Mar. Foto: Alessandra Brandão.

João Carlos Pádua, um dos coordenadores do PEM Nordeste, comentou sobre o sucesso de público e aceitação: “a metodologia para as oficinas é atender 50 pescadores e marisqueiras representantes das regiões analisadas; no caso específico, foram três municípios do extremo sul da Bahia atendidos: Belmonte, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro”. Já para o coordenador científico do PEM Nordeste, Marcelo Soares, “todos eles entenderam a importância de a gente ter um mapeamento participativo feito pelas comunidades, com a geração desses dados, com esses mapas, as cartografias feitas pelas próprias comunidades”.

Ao todo, serão realizadas 26 oficinas na região Nordeste, desde o estado da Bahia até o Piauí, dentro desse processo considerado histórico e inovador por aqueles que estão contribuindo com a execução do planejamento. Para o diretor-presidente da Funpec, Aldo Dantas, que também atua na coordenação-geral do PEM Nordeste, “estamos confiantes de que, com o apoio do conhecimento das comunidades tradicionais, associado ao conhecimento da academia, poderemos unir forças para a utilização consciente e a preservação dos recursos costeiros”.

Articulação nacional

O Capitão de Mar e Guerra (CMG) Jonathas Moscoso de Campos, gerente do Planejamento Espacial Marinho, e a Sargento Bruna, ambos da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), além de Ricardo Voivodic, representando o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, estiveram em Porto Seguro (BA) para participar e contribuir com esse momento importante de consolidação da integração das ações regionais com as da Coordenação Nacional do PEM.

Gostou do conteúdo?! Compartilhe!
logo Avenida Senador Salgado Filho, 3000 Campus Universitário - Lagoa Nova, Natal - RN, 59078-900

  • Funpec
  • Quem Somos
  • Histórico
  • Compliance
  • Inovação
  • Estrutura
  • Nossos Parceiros
  • Notícias
  • Serviços
  • Gestão de Projetos
  • Compras
  • Apoio Eventual
  • Sebito (Cursos e Eventos)
  • QuarkEvents (Cursos e Eventos)
  • Processos Seletivos
  • Novos
  • Em Andamento
  • Encerrados
  • Bolsistas
  • Contatos
  • Fale Conosco
  • Sala de Imprensa
  • FAQ

(84) 99133-4383

Navegue à vontade! Nosso site não coleta dados sensíveis dos usuários, apenas o Google Analytics armazena cookies para estatísticas de acesso ao site.