Plateia lota auditório em evento da Funpec e UFRN sobre assédio

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFRN (Progesp) e a Fundação Norte-Riograndense de Pesquisa e Cultura (Funpec) realizaram evento com o tema “Diálogos: prevenindo e enfrentando o assédio moral e sexual no âmbito universitário. O encontro teve o objetivo de sensibilizar e educar a comunidade universitária sobre o enfrentamento ao assédio na UFRN e Funpec. A iniciativa contou com a presença de mais de 200 pessoas que lotaram o auditório da reitoria da UFRN.

Na programação, o professor da UFRN e juiz do trabalho realizou uma apresentação sobre o assésio moral no Trabalho. Logo após, a professora da UFRN e promotora do MPRN, Erica Canuto, palestrou sobre assédio sexual.
Após as palestras, a Funpec apresentou as boas práticas desenvolvidas pela Fundação sobre o tema, como o lançamento da cartilha de prevenção e enfrentamento ao assédio moral e sexual no trabalho, além da criação do comitê de ética.


Prevenir e combater o assédio e outras violências no âmbito universitário são ações importantes para garantir um ambiente coerente com os princípios da integridade pública, além de pleno e seguro para todas as pessoas, conforme a Resolução n° 013/2022-Consad, de 14 de julho de 2022, que institui o Sistema de Governança da UFRN.

A prevenção e o enfrentamento ao assédio moral, assédio sexual e outras violências presentes nas mais diversas estruturas e formas organizacionais na atual sociedade são pautas prioritárias e um importante compromisso institucional.