O professor do Departamento de Geologia (DG/UFRN) Francisco Hilário Bezerra está em 32° na lista dos melhores cientistas na categoria de ciências da terra, de acordo com a 2ª edição do ranking Research.com. O resultado é baseado em dados consolidados de várias fontes de dados, incluindo OpenAlex e CrossRef. As informações foram coletadas em dezembro de 2022. Para a categoria, foram investigados mais de 7636 cientistas.
Desde 2011, professor Hilário coordena projetos na Funpec. Já são 13, três em execução atualmente.
O docente estuda, principalmente, falhas geológicas, sismicidade e reservatórios petrolíferos. De acordo com a análise da Research.com, o pesquisador publicou nessas três áreas.
De acordo com a Research, o professor tem cerca de 195 publicações e os trabalhos mais citados são: “Quão ativa é uma margem passiva? Paleoseismicidade no Nordeste do Brasil”; “História holocênica do nível do mar na costa do estado do Rio Grande do Norte, Brasil”; e “Controle de falha pliocênica-quaternária de sedimentação e morfologia da planície costeira no NE do Brasil”.
Em pesquisas mais recentes, o cientista tem focado em petrologia, fratura, rocha carbonática, afloramento e cavernas. Sua pesquisa é multidisciplinar, focando em bacias sedimentares.